Tarte Tatin

Olá amigos,
Esta semana é a vez da “Tarte Tatin”, uma torta tradicional francesa da Normandia, existem tantas receitas quanto de donas de casa francesas.
Há duas histórias que explicam a origem da Tarte Tatin. A primeira, conta que as duas irmãs Tatin queriam melhorar o menu de sua hospedaria e inventaram uma torta invertida.
A segunda, conta que a torta foi um acidente. Elas fizeram uma torta de maçãs e esqueceram de forrar a forma com a massa e então colocaram a massa por cima do recheio. O esquecimento criou uma torta que é sucesso em todo o mundo.
A torta pode ser feita com maçãs em metades ou cortadas em fatias. Pode-se usar amêndoas laminadas ou não, mas as maçãs devem sempre ser caramelizadas e coberta com uma pâte sucrée (massa podre com açúcar) ou massa folhada.
A manteiga deve sempre estar bem gelada. Um ditado diz que um pâtissier deve ter as mãos frias para preparar bem a massa e o coração quente para ter amor pela preparação.

“On dit que um pâtissier doit avoir lês mains froides pour bien preparer la pâte et, Le coeur chaud pour avoir de l’amour pour la pâte"

Releituras desta receita foram feitas com os mais variados ingredientes como pêra, tomate, pêssego, etc.

Tarte Tatin


Massa:
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 de xícara de açúcar
- 100 g de manteiga gelada cortada em cubos
- 3 colheres (sopa) de água gelada (o suficiente para dar ponto)

Recheio:
- 1 xícara de açúcar
- 10 maçãs fuji sem casca e sem sementes, cortadas em fatias médias
- 2 colheres (sopa) de manteiga


Preparo da massa:
Peneire a farinha e o açúcar e acrescente a manteiga fria em pequenos pedaços. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água aos poucos. Amasse com as pontas dos dedos até incorporar todos os ingredientes e formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar no refrigerador por no mínimo uma hora.

Preparo do recheio:
Utilize uma frigideira de inox de 22 centímetros de diâmetro que possa ir ao forno ou uma forma. Cubra todo o fundo da frigideira com o açúcar e arrume as fatias de maçã bem próximas. Distribua pedaços de manteiga entre elas. Leve a frigideira ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 30 minutos até caramelizar todo o fundo. Deixe esfriar.
Abra a massa num círculo do tamanho da frigideira e cubra as maçãs. Faça um furo no centro da massa permitindo que o vapor saia. Leve ao forno preaquecido a 160ºC e asse até a massa ficar dourada (cerca de 25 minutos). Desenforme e sirva morna com sorvete de creme ou creme de chantilly.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Risoto de pera e limão siciliano

Carpaccio de frango

Salada de manga com nozes