sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Tarte Tatin

Olá, hoje faremos uma receita francesa tradicionalíssima, a Tarte Tatin. Reza a história que as irmãs Stephanie e Caroline Tatin assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. Local conhecido por sua famosa torta de maçã! Um belo dia, de muito movimento, Stephanie, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa! Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa... Quando tirou a torta, viu o resultado e serviu a torta ainda quente! Sucesso!

Tarte Tatin (pommes)




Massa:
180 g de farinha de trigo
175 g de açúcar
100 g de manteiga gelada cortada ralada
3 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:
175 g de açúcar
10 maçãs fuji sem casca e sem sementes, cortadas em fatias médias
80g de manteiga

Preparo da massa:
1. Peneire a farinha e o açúcar e acrescente a manteiga fria em pequenos pedaços. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa fina. Acrescente a água aos poucos. Amasse gentilmente até incorporar todos os ingredientes e formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar no refrigerador por no mínimo uma hora. 

Preparo do recheio:
1. Utilize uma frigideira de inox ou uma forma de fundo fixo de 22 centímetros de diâmetro que possa ir ao forno. Cubra todo o fundo da frigideira com o açúcar e arrume as fatias de maçã. Coloque as fatias de maçã bem próximas, apertando bem para que se coloque o máximo possível. Distribua pedaços de manteiga entre elas. Leve a frigideira ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 30 minutos até caramelizar todo o fundo. Deixe esfriar. 
2. Abra a massa num círculo do tamanho da frigideira e cubra as maçãs. Faça um furo no centro da massa permitindo que o vapor saia. Leve ao forno preaquecido a 160ºC e asse até a massa ficar dourada, cerca de  25 minutos. Desenforme e sirva morna.
3. Se quiser, substitua a massa por massa folhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate