Quiche de alho poró, tomate e frango

O alho poro é uma combinação muito usada nas quiches, uma vez que é um legume que dá o ano inteiro na França. Esta receita experimentei em um restaurante de Saint Michael em Paris, embora seja diferente das receitas tradicionais. Gostei muito e quis compartilhar com vocês. Com uma taça de vinho tinto ficou perfeito!

Quiche de alho poró, tomate e frango



Massa:
Sal e pimenta do reino
1 ovo
100 g de manteiga gelada
200 g de farinha de trigo


Creme:
200 g de peito de frango
cozido e desfiado
Queijo ralado a gosto
300 ml de creme de leite
1 colher (café) de pimenta lemon pepper
1 colher (café) de orégano
4 ovos
1 talos de alho poro fatiado
1 xícara de palmito pupunha picado
1 tomate
1 cebola picada

Preparo:
1. Peneire a farinha em uma tigela e faça uma cova no centro. Adicione 1 pitada de sal e a manteiga aos pedacinhos. Acrescente o ovo e faça uma bola com a massa e reserve na geladeira por 1 hora envolta em filme plástico.
2. Unte uma forma de quiche de 20 cm de diâmetro e estenda a massa aberta sobre ela. Forre a forma e corte o excesso, fure-a com um garfo. Pré-asse em forno moderado para selar.
3. Aqueça 2 colheres de azeite extra virgem, acrescente o alho poró, a cebola  e tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo baixo por 20 – 25 minutos tampados, mexendo-os de vez em quando, até que fiquem bem tenros, sem dourar. Acrescente o tomate, o palmito e o frango. Deixe cozinhar por uns 10 minutos.
4. Bata as claras em neve, acrescente as gemas e misture delicadamente com o creme de leite.
5. Coloque os ingredientes do recheio sobre a massa selada e por cima despeje a mistura dos ovos com o creme de leite e polvilhe com bastante queijo gruyère ou outro do seu gosto.
6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar, mas antes de tirar do forno verifique se está assado com um palito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Risoto de pera e limão siciliano

Carpaccio de frango

Salada de manga com nozes