Tarte Tatin

Estamos na safra de pêssegos, aproveite para fazer esta versão da Tarte Tatin (originalmente feita com maçãs) e servir num lanche da tarde ou mesmo como sobremesa.

Tarte Tatin de pêssegos


Massa:
180 g de farinha de trigo
175 g de açúcar
100 g de manteiga gelada cortada ralada
3 colheres (sopa) de água gelada
Recheio:
175 g de açúcar
6 pêssegos, descascados, sem caroço e cortados ao meio
80g de manteiga


Preparo da massa:
1. Peneire a farinha e o açúcar e acrescente a manteiga fria em pequenos pedaços. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa fina. Acrescente a água aos poucos. Amasse gentilmente até incorporar todos os ingredientes e formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar no refrigerador por no mínimo uma hora. 

Preparo do recheio:
1. Utilize uma forma de inox ou uma forma de fundo fixo de 22 centímetros de diâmetro. Cubra todo o fundo da forma com o açúcar e arrume as metades de pêssego. Coloque as metades de pêssego bem próximas, apertando bem para que se coloque o máximo possível. Distribua pedaços de manteiga entre elas. Leve a forma ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 30 minutos até caramelizar todo o fundo. Deixe esfriar. 
2. Abra a massa num círculo do tamanho forma e cubra os pêssegos. Faça um furo no centro da massa permitindo que o vapor saia. Leve ao forno preaquecido a 160ºC e asse até a massa ficar dourada, cerca de  25 minutos. Desenforme e sirva morna.
3. Se quiser, substitua a massa por massa folhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Risoto de pera e limão siciliano

Carpaccio de frango

Salada de manga com nozes